10.6.07

News: Smashing Pumpkins no Alive!07

Os Smashing Pumpkins ressuscitaram na noite de ontem, em mais um espectáculo da banda de Billy Corgan entre nós. E se muitos ontem recordavam o carácter quase mítico da chuva que começou a cair quando Billy cantou, recordando a primeira actuação em palcos nacionais, no mítico Pavilhão de Cascais, outros havia que parecem imunes à criatividade vacilante de Corgan, graças a um percurso errático que se iniciou logo após o fim anunciado dos Pumpkins da primeira geração.


Um aparato cénico suficiente protegia a parte traseira do palco, enquanto Billy, Jimmy Chamberlin e restantes recrutas Smashing exibiam fatos brancos, quase idênticos.'Today' abriu um espectáculo que continuou à cadência de um formato quase de compilação de melhores êxitos da banda de Chicago. 'Rocket', '1979', 'To Sheila', e 'Tonight' continuaram a confirmar que muita da força que permite a Billy continuar vem ainda dos tempos em que James Iha e D'Arcy faziam parte do colectivo. 'Tarantula', o primeiro single de "Zeitgeist", cuja data de lançamento foi devidamente anunciada por Corgan continuou com um espectáculo que foi acontecendo, sem grandes sobressaltos. 'Zero', 'Disarm', ou 'Cherub Rock' deram alguns dos acordes finais de um espectáculo profissional, mas algo incaracterístico, ideal para os fãs mais dedicados, mas estranho para os seguidores mais distraídos.


É difícil descrever, para alguns dos fãs mais circunspectos, o percurso singular de Billy Corgan, desde que a primeira encarnação dos Smashing Pumpkins terminou. "Siamese Dream", "Gish" ou o épico "Mellon Collie & the Infinite Sadness"vão sempre parecer obras eternas, demasiado perfeitas para serem comparados com outros discos feitos por bandas rock. Ao lado destes álbuns, projectos como os Zwan, ou a sua esforçada missão a solo, parecem sempre demasiado difusos no que toca à solidez criativa. As comparações são inevitáveis, e a verdade é que os novos temas de "Zeitgeist"parecem a milhas de distância de todos os que foram criados até ao ano 2000, contudo, tudo permanece nas mãos de Corgan, e isso poderá ou não, continuar a ser um problema.


O terceiro dia do Alive!07 também terá lugar para destaque, amanhã, no 13ª Arte. Fiquem Atentos!