29.6.07

Cartazes | Sair à noite



SBSR | Metallica arrasam Acto 1

O Acto I do Super Bock Super Rock estava a cumprir de forma irrepreensível os horários até o concerto dos Metallica se atrasar mais de meia hora. Os milhares e milhares de fãs que se agrupavam em frente ao palco chegavam a metade do recinto. O ambiente era de expectativa.

Tudo começou com imagens do clássico de Sergio Leone, "O Bom, o Mau e o Vilão" e ao som da banda sonora de Ennio Moriconne, Lars Ulrich, Robert Trujillo, Kirk Hammett e James Hetfield entram em cena. 'Disposable Heroes' e 'Ride the Lightning' são os dois primeiros hinos entoados em coro pelo público, antecedendo o primeiro grande momento com 'Unforgiven', que só com os acordes iniciais da guitarra de Hetfield levou os milhares de fãs ao êxtase.
No palco, o maior de sempre na história do Festival, uma plataforma atrás da banda permite aos músicos movimentarem-se também em altura em cima do palco. Na parte da frente da plataforma podemos ler "Sick of the Studio Tour", a digressão que os Metallica começam hoje no nosso país. '... And Justice for All', do álbum o mesmo nome de 1988, e 'The Memory Remains' de "Reload" de 1997, continuam a fazer as delícias do público que responde entusiasticamente tanto nas partes cantadas, como nos solos que são entoados como se de palavras se tratassem.
Os clássicos prosseguem com 'Seek and Destroy', depois de Hetfield perguntar à assistência se por acaso tem um álbum chamado "Kill em'all", o primeiro da banda de 1983. Agora, passados 24 anos, os Metallica continuam com a mesma força e influência na música contemporânea, com muito do seu público a ser pouco mais velho ou até mais novo que os seus primeiros álbuns.
Entretanto Trujillo sobe à plataforma superior para um excelente solo, como que a comprovar que o substituto de Jason Newsted já faz parte da história da banda. Seguem-se então dois temas instrumentais, que despertam alguma impaciência no público, ansioso por continuar a mostrar a sua devoção aos clássicos da banda. E os Metallica, com todos os seus anos de estrada, rapidamente voltam ao diálogo com os fãs, com 'Fade to Black', o primeiro grande sucesso do segundo álbum "Ride the Lightning". Os temas mais antigos são os que suscitam maiores reações da assistência. E se 'Fade to Black' foi outro dos grandes momentos do concerto, mais estava para vir com 'Master of Puppets', com todo o público a entoar a letra, de tal maneira que Hetfield entregou-lhe todos os refrões. Apesar de ter a mão ferida, Kirk Hammett não deixou de mostrar o virtuosismo da sua guitarra, com os riffs em escalas ascendentes e descendentes que tornaram a banda tão famosa e reconhecível. Ulrich, como de habitual, é dos mais animados em palco levantando-se frequentemente e dando a volta à sua própria bateria sem perder o ritmo.
'Sad But True', 'Enter Sandman' e 'Hit the Lights' foram os últimos hinos e grandes momentos do concerto de Metallica, que não deixaram de fazer a sua sentida homenagem a Cliff Burton, o lendário primeiro baixista da banda que morreu num acidente em 1986, com apenas 24 anos. Hetfield e os restantes companheiros despediram-se um a um do Super Bock Super Rock, realçando o seu genuíno gosto pelo público do nosso país.
Goste-se ou não, os Metallica já têm o seu cantinho bem seguro como uma das melhores bandas ao vivo da história.
O Super Bock Super Rock continua no próximo dia 03 de Julho, com sonoridades mais alternativas. O Acto II do festival à beira-tejo inclui nomes como os Arcade Fire, Bloc Party, LCD Soundsystem, Jesus & Mary Chain e os Interpol.
(Texto de Rita Tristany)