15.10.07

agenda | quarteto em mim


O Quarteto em Mim pretende que as músicas executadas comecem por ter apenas o sentimento decifrado pelo quarteto, deixando que a sua interpretação seja sempre exclusiva de cada pessoa que a ouve e a sente de forma individualizada, rejeitando qualquer referência a formas estabelecidas de sentir música. O nome faz a ligação à referência dada nos concertos de música clássica a respeito da tonalidade e modo da música, estabelecendo a ponte para a interpretação pessoal da tonalidade das suas músicas através da referência “em mim”.

Agenda:


26-10-2007 FNAC (Coimbra)
27-10-2007 FNAC (Vila Nova de Gaia)
23-11-2007 Gala do 30º TAP Open Golf (Vilamoura)
24-11-2007 Centro Cultural de Redondo (Redondo)
01-12-2007 Fundação Eugénio de Almeida (Évora)

the allstar project | your reward... a bullet



Os portugueses The Allstar Project (TAP) editam na próxima segunda-feira (dia 22/10) o seu album de estreia “Your Reward… A Bullet”. Antes porém, a banda de Leiria tocará com os irlandeses God Is An Astronaut (GIAA) no Passos Manuel (Porto) e Santiado Alquimista (Lisboa) a, respectivamente, 18 e 19 de Outubro. Os GIAA A vêm estrear o seu mais recente disco “Far From Refuge” mas por certo não faltaram temas dos álbuns “The End of the Begining”, “All Is Violent, All Is Bright” e do Ep “Moment of Stillness”.

20 de Outubro é a festa oficial de lançamento de “Your Reward…a Bullet” dos TAP, num concerto especial no Beat Club em Leiria, seguindo-se uma mini tour promocional.

Alinhamento do disco:

1)Riding The Bullet 03:58
2) Polaris 03:18
3) Yehudi Lights 10:10
4) Frienemis 05:54
5) V5 06:18
6) Ghost Canyon II 06:28
7) Lasers Go Through Monkeys 04:47
8) For a Friend 09:31

Agenda:

- 29 Setembro´07 – Imago´07 Internacional Young Film Fest (Fundão)
- 30 Setembro´07 – Imago´07 Internacional Young Film Fest (Fundão)
- 20 Outubro´07 – Beat Club (Leiria) – Release Party
- 16 Novembro´07 – Fnac Norte Shopping (Porto)
- 17 Novembro´07 – Fnac Santa Catarina (Porto)
- 17 Novembro´07 – Gaia Shopping (Gaia)
- 30 Novembro´07 – BarAlfa (A-Do-Barbas-Leiria)

www.myspace.com/theallstarproject
www.theallstarproject.com

12º concurso de música moderna de palmela

os pontos negros



No verão de 2005, 2 irmãos juntaram-se para gravar uma canção para uma compilação da Florcaveira que nunca chegou a existir.
Depois disso, o Lipe juntou-se para adicionar mais uma guitarra a um projecto que almejava ser como que diferente dos alinhamentos tidos como convencionais.
Hoje temos o Silas que nas teclas mostra como um baixo não é necessário para fazer uma banda de rock.
Com o apoio e entusiasmo de Tiago Guillul (Ex-Comboio Fantasma, Lacraus...), e da restante equipa Florcaveira, os Pontos Negros têm gravado os seus originais espalhados por várias edições.
EP "Os Pontos Negros" disponível para dowload gratuito em:

tributo a adriano | aqui e agora


"Adriano, Aqui e Agora", é posto hoje à venda.

Está a fazer 25 anos. A 16 de Outubro de 1982 a morte voltou a trocar-nos as voltas e a privar-nos de um dos nomes maiores da música portuguesa.
Adriano Correia de Oliveira tinha somente 40 anos quando a terra onde cresceu, Avintes, testemunhou o seu último suspiro. Depois, lentamente, foi-se instalando uma injusta e inexplicável amnésia.
Adriano manteve-se vivo e emblemático para a geração que viveu o 25 de Abril, como uma doce memória dos tempos da revolução, mas perdeu o sentido para quem nasceu depois.
O nome Adriano (que, como Sophia, dispensa apelidos e formalidades) deixou, tristemente, de evocar aquele homem grande na envergadura como na generosidade, no idealismo como na voz.
E essa grandeza não poderia continuar a ser recordada apenas em jeito de efeméride, sem corrigir a ausência de uma ponte (de ligação à geração que se seguiu à de Adriano) que alguém se esqueceu de erigir.

As canções de Adriano voltam finalmente a viver. Cantadas por outras vozes. De aqui e de agora.

teresa salgueiro | la serena


Teresa Salgueiro edita no dia 22 de Outubro o álbum “La Serena” em parceria com o Lusitânia Ensemble, uma colaboração em disco que surge alguns meses depois da estreia ao vivo do espectáculo com o mesmo nome.

Em “La Serena”, Teresa Salgueiro recria e reinterpreta temas escolhidos de um repertório afectivo, que vai da música popular brasileira ao fado e da canção francesa ao cancioneiro sefardita.

Os 19 temas que compõem “La Serena”, entre os quais “Estranha forma de vida” (Amália Rodrigues/ Alfredo Duarte), “Velha Tendinha” (Raul Ferrão), “Unforgettable” (Irvin Gordon) ou “Leãozinho” (Caetano Veloso), têm arranjos de Jorge Varrecoso para cordas, piano e percussão.
O álbum foi gravado em San Sebastian, Espanha, entre Maio e Junho deste ano e conta com produção de Pedro Ayres Magalhães, parceiro de Teresa Salgueiro nos Madredeus.
A ideia de “La Serena” surgiu no Verão do ano passado em plena digressão dos Madredeus, com Teresa Salgueiro a convidar Jorge Varrecoso, do Quinteto Lusitânia, a fazer novas versões de temas por si escolhidos para violino, piano e percussão.
Assim nasceu o Lusitânia Ensemble, um projecto musical para a voz de Teresa Salgueiro, que tem como elo de ligação a história de uma sereia (La Serena) que encanta marinheiros com canções de várias latitudes.

Nessa viagem da sereia pelo mar, Teresa Salgueiro passa ainda por “Amanhã” , do Duo Ouro Negro, “Mar Azul”, interpretado por Cesária Évora, ou “La vie en rose”, de Edith Piaf.
Este será o segundo registo que Teresa Salgueiro editará este ano, depois do álbum a solo “Você e Eu”, com temas da música popular brasileira e da bossa nova.

www.myspace.com/teresasalgueirofansite

em cartaz | próximos concertos














agenda | cosmopolis


CINEMA S. JORGE 16 DE NOVEMBRO 22h00

A edição 2007 decorre sob o signo do inédito e da independência artística com projectos híbridos e inovadores (estreia em Portugal do concertoacústico dos Young Gods, primeiro concerto português de Grand National ou de Pravda, primeira colaboração com o Festival ViMus”, festival internacionalde vídeo) e artistas portugueses ou internacionais, famosos (The YoungGods, Coldfinger) ou a descobrir com urgência (Grand National, Pravda, Slimmy). Um condensado atípico, exuberante, aberto para o Mundo, por vezes extravagante et muito trendy. Cosmopolis: o outro festival!


Cartaz:
COLDFINGER
THE YOUNG GODS
GRAND NATIONAL
FESTIVAL VIMUS

Entrada: 20,00€


MUSICBOX 17 DE NOVEMBRO 23H00

Bandas: PRAVDA – SLIMMY
Entrada: 8,00 euros (com uma bebida oferta)

agenda | cercal rock '07


É no Cercal, no dia 24/11/2007, que se apresenta a 11ª edição do Cercal Rock. As bandas já estão escolhidas:

hands on approach


Banda originária de Setúbal, é formada por Rui David (vocalista), João Luis (guitarra baixo), Sérgio Mendes (guitarra) e João Coelho (bateria).


O seu trajecto iniciou-se em 1996, quando Rui David estava a tocar com uns amigos numa praia do Algarve. Nesse momento, um animador de rádio aproximou-se e convidou-o para tocar duas ou três músicas ao vivo. Aceitando de imediato, convidou o seu irmão João Luis para tocar baixo e mais dois amigos para tocarem guitarra e bateria.

Depois de alguns ensaios, apresentaram-se ao vivo para o auditório da Antena3. Esta seria, então, a primeira apresentação dos HOA, que foi para o ar num programa que mostrava o que havia de novo no panorama musical em Portugal.
Depois de tão inesperado sucesso, a banda decidiu dar continuidade ao projecto, iniciando o circuito habitual de demos e de contactos com editoras. Foram fazendo espectáculos um pouco por todo o lado e, em Outubrode 1997, mais de um ano depois da apresentação na Antena 3, quando estavam a tocar ao vivo numa discoteca, um manager decidiu ouvi-los com mais atenção. Deste interesse resultou a gravação em estúdio de algumas músicas, o quelhes permitiu apresentar um trabalho mais coeso e "maduro" às editoras. Consequentemente, assinaram com a Universal/Polygram um contrato para doisdiscos.
O primeiro trabalho – Blown - editado em Março de 1999, foi disco de prata à saída, tendo vendido mais de 38 mil exemplares, marca que deixava a banda à beira de uma estreia "platinada". O primeiro single - My Wonder Moon - esteve no primeiro lugar do airplay nacional durante quase dois meses. Deste álbum, produzido por Darren Allison – que colaborou com Skunk Anansie, Spiritualized e Divine Comedy, entre outros - foram extraídos, Silent Speeche Tão Perto e Tão Longe, mais dois grandes singles que se tornaram rapidamente em hinos obrigatórios de qualquer espectáculo da banda. O disco foi posteriormente lançado no Brasil, em edição dupla, que incluía cinco temas novos gravados ao vivo. Neste mesmo ano, tornaram-se a banda revelaçãoda música portuguesa e a sua digressão levou-os a fazer mais de 90 datas portodo o país.
Um ano depois, em Outubro de 2000, lançaram o seu segundo trabalho - Moving Spirits – cujo primeiro single - The Endless Road - teve uma excelente carreira no airplay nacional. Após mais de um ano de digressão nacional, os HOA criaram o seu site oficial – http://www.handsonapproach.pt/ - ao mesmo tempo que apresentaram, a 17 de Abril de 2002, no Musicais de Lisboa, um novo formato de espectáculo semi-acústico, muito mais intimista e próximo do público.
Em 2004, a banda esteve em estúdio a preparar o terceiro álbum de originais– Groovin on Monster Eye-balls – Este trabalho, cujas composições começarama ser pensadas e construídas durante a digressão de Moving Spirits, foi produzido no Estúdio da Música a Metro, no Condado Beirós em São Pedro do Sul, o mesmo onde foi produzido o álbum dos Finger Tips. If You Give Up o grande sucesso desse cd conta com a participação da vocalista dos Wire Daisies, Treana Morris tornou-se fã do grupo a partir do momento em que conheceu os dois primeiros álbuns e, durante o processo de gravação de Groovin' on Monster's Eye-balls, teve oportunidade de ouvir e de se"apaixonar" pelo tema. Como a admiração é mútua, o convite à cantorai nglesa, por parte dos HOA, para cantar o tema foi imediatamente aceite.
Os quatro anos que distanciam o segundo do terceiro trabalho foram muito importantes para todos os membros dos Hands on Approach na medida em que lhes permitiu participar noutros projectos e expandir os horizontes criativos e emocionais de cada elemento.
Com edição a 17.09.07 o novo cd 10 anos Acústico – ao vivo no Casino daFigueira a banda colocou mesmo "mãos à obra" visto que é responsável por toda a gestão da imagem, desde o design das capas à produção de vídeo, às fotos oficiais e ao website. Este género de best of em formato acústico é um regresso ás raízes da banda. Aqui podemos ouvir “my woonder moon”, “silent speech”, “if you give up” entre outros.
Colaborando desde a primeira série da novela portuguesa "Morangos com Açúcar", a relação continua e desta vez o tema foi escolhido "let´s be inlove" levou on-line dezenas de novos fãs - www.myspace.com/hoaportugal .
Este cd contem todos os êxitos num formato acústico e nessa transformação que aconteceu no Casino da Figueira dia conta com a ajuda do músico dos Coll Hipnoise João Gomes nas teclas, China (guitarra), Rui Rosado(percursão), Tiago Machado (teclas) nos originais "let´s be in love", "toyour side" e Ensemble Voct em "to your side",
Como bónus, a banda incluiu um dvd com a gravação vídeo do mesmo concerto, fotos que contam a sua história, making of, entrevista, clips…enfim uma peça para guardar em casa,
Discografia:

Groovin on Monster Eye-balls – CD [2005] Zona Musica
Blown – CD [1999] Universal Music Portugal
Moving Spirits – CD [2000] Universal Music Portugal
Grooving into Monster's Eyeball – CD [2005] Metrosonic Records

Membros da banda:

Rui David – vocalista
João Luis – guitarra baixo
Sérgio Mendes – guitarra
João Coelho - bateria
A banda vai estar na fnac de Coimbra dia 20 ás 22h.

agenda | na tertúlia castelense


Sábado 20 Outubro – 23h30 (5€ c/ bebida até 2,00€)
Mazgani (Indie)

LANÇAMENTO E APRESENTAÇÃO DO ÁLBUM DE ESTREIA “Song of the New Heart”.

http://www.myspace.com/mazgani

the joy of the nature com novidades


Os The Joy Of Nature continuam a gravar e misturar para a primeira parte da trilogia "The Empty Circle (O Círculo Vazio)". Esperam acabar as gravações e misturas até ao final de Janeiro.
Também têm estado a gravar canções para compilações e colaborado com outros artistas. Mais informação sobre tudo isto será fornecida mais tarde, este ano. O Outono é a é a altura certa de semearmos, de forma a que possamos colher na Primavera.
O projecto tem agora um blog (http://regozijodanatureza.blogspot.com/). Não é utilizado para publicar notícias e afins, mas para apresentar alguns textos, pensamentos, ilustrações e fotografias relacionadas, de alguma forma, com a banda. Também é um sítio para escrever sobre escritores e escritos, filmes, música, etc. A visitar, sem dúvida.