O duo António Olaio & João Taborda está de regresso com o 3º disco de originais"Blaupunkt Blues". O disco é apresentado ao vivo hoje (19 de Outubro) no PassosManuel no Porto e amanhã em Coimbra (Teatro Académico de Gil Vicente).
O duo António Olaio & João Taborda está de regresso aos discos de originais com"Blaupunkt Blues", novamente editado pela Lux Records. O álbum foi produzido por Pedro Renato (Belle Chase Hotel, Azembla's Quartet) e conta com as participações de Pedro Pinto (Wraygunn, Belle Chase Hotel) na bateria e do próprio Pedro Renato no baixo e teclas.
Depois de LoudCloud (LUX Records, 1996) e Sit On My Soul (LUX Records/NorteSul,2000) em que o duo baseava os seus temas na simplicidade instrumental da viola de João Taborda e nas letras corrosivas de António Olaio, conseguindo criar sempre novas situações sublinhadas e ampliadas pelos arranjos instrumentais no seu sentidos impaticamente provocatório. O novo disco apresenta Olaio e Taborda a aventurarem-se por novas sonoridades de cariz electrónico. António Olaio & João Taborda, exploram as potencialidades das canções na criação de diferentes atmosferas ficcionais.
Sendo João Taborda, músico e António Olaio, músico e artista plástico, as suas actuações podem ser vistas como concertos ou como performances. No delírio conceptual das letras e o eclectismo despudorado das melodias, cada canção tem as potencialidades sugestivas de uma imagem. No universo musical de Olaio e Taborda, nunca chegaremos a saber se estamos num sonho cor-de-rosa ou num daqueles pesadelos de que é difícil sair.
Concertos:
19 Outubro (6ª feira) - Passos Manuel / Porto (23.00 h) preço 6 euros
20 Outubro (Sábado) - Teatro Académico de Gil Vicente / Coimbra (com Sean Riley & The Slowriders) (21.45 h) preço 8 euros, 6 euros para estudante
António Olaio
Artista plástico e músico, nasceu em Sá da Bandeira, em 1963 e vive em Coimbra, cidade onde trabalha, sendo professor no curso de arquitectura da Universidade. Expõe desde o início dos anos 80. As suas primeiras performances e, sobretudo, a exploração das potencialidades performáticas da pintura levaram-no à música, percurso iniciado nos anos 80 como vocalista e letrista dos Repórter Estrábico e, actualmente, desde meados dos anos 90, com o músico João Taborda. Mostrandof requentemente os seus vídeos nas suas exposições, eles podem ser encarados comovideo-art que tem a aparência dos video-clips e são exemplo da forma como as cançõesque interpreta e escreve com João Taborda contaminam a sua pintura.
João Taborda
Músico e investigador científico, João Taborda nasceu em Coimbra, em 1970. Licenciado em Biologia pela Universidade de Coimbra, João Taborda doutorou-se em Biomedicina na Universidade do Porto, tendo trabalhado durante vários anos na Universidade de Harvard. Em 1989 fundou o grupo Ela e os Coisos, que ficou emterceiro lugar na II Mostra de Música Moderna de Coimbra. Em 1994 foi finalista, comos Slicking Lizzards, na Mostra de Música Moderna da Rádio da Universidade de Coimbra (RUC). Em 1995, compõe em co-autoria com António Olaio, cria os arranjos einterpreta, à guitarra, as canções do CD "LoudCloud", editado pela Lux Records.
Em 2000, António Olaio e João Taborda lançam o CD "Sit On My Soul", uma co-edição Lux Records e Norte Sul. Finalmente em 2007 surge o CD "Blaupunkt Blues" (LuxRecords).