16.10.07

adriano de oliveira homenageado em lisboa

Assinalam-se hoje 25 anos da morte de Adriano Correia de Oliveira e a data vai ser marcada com uma série de iniciativas de homenagem na Sociedade Voz do Operário, em Lisboa. Hoje poderá assistir-se à leitura de poemas do cantor de intervenção por José Fanha, Carlos Paulo e Maria do Céu Guerra, à inauguração de uma exposição e a um colóquio que discutirá a vida e a obra do músico.

No próximo sábado, terá lugar também na Voz do Operário um espectáculo intitulado 25 anos - 25 canções , com actuações de, entre outros, Amélia Muge, Fausto, Fernando Tordo, Brigada Victor Jara, Manuel Freire, Janita Salomé, Luís Represas, Pedro Abrunhosa e Paulo Carvalho. Serão interpretadas 25 das canções mais emblemáticas de Correia de Oliveira, como «Trova do vento que passa», «Menina dos olhos tristes» ou «Canção do linho».

Foi recentemente editado o disco Adriano Aqui e Agora , tributo que reúne reinterpretações de 14 canções do cantor por artistas tão díspares quanto Ana Deus, Dead Combo, Cindy Cat, Margarida Pinto (Coldfinger) ou Vicente Palma (filho de Jorge Palma).

Adriano Correia de Oliveira foi considerado, ao lado de José Afonso, um dos mais importantes cantores de intervenção. Foi militante do PCP e destacou-se como grande contestatário ao regime político antes do 25 de Abril. Morreu em 1982, aos 40 anos, vítima de um ataque vascular esofágico.

(BLITZ)

mariza no programa de david letterman

Mariza foi a convidada musical do programa de David Letterman, na passada Quinta-feira, 11 de Outubro. Ei-la a interpretar «Gente da Minha Terra» num dos principais talk shows americanos:




(BLITZ)

em cartaz | novos concertos







agenda | armando teixeira


Armando Teixeira é o convidado deste mês, no regresso da rubrica Guest Star, onde um artista é convidado a programa uma noite no MusicBox.
Assim, a aposta será num concerto dos Bullet, projecto da autoria de Armando Teixeira e que leva até ao MusicBox Nel’Assassin e Lili. Os Bullet são um projecto de hip hop instrumental onde as bandas sonoras produzidas para filmes de espionagem nos anos 70, o easy listening, toques de dub, jazz, soul e funk representam papeis mais ou menos importantes numa narrativa muito própria. Este espectáculo representará também um regresso, pelo menos momentâneo, visto que de acordo com Armando Teixeira, os Bullet já não tocam há algum tempo e não vão voltar a tocar tão cedo.
Parao Dj Set, pós concerto, a escolha recaiu sobre a dupla Loop Dj’s (RMA e José Belo).

Sexta-Feira, 19 Outubro
Guest Star, Armando Teixeira
Bullet Concerto / Hip Hop; Alternativo

Loop DJ’S Dj Set / Hip Hop;
Fusion
Entrada: 8€ com oferta de 3€ de Consumo

agenda | clunk!


Na próxima Quinta-feira (18 de Outubro), os CLUNK! vão voltar ao Bacalhoeiro e espalhar a demência mais uma vez por territórios Lisboetas, na Rua dos Bacalhoeiros nº125 (mesmo ao pé da Casa dos Bicos).

www.myspace.com/osclunk

em cartaz | portugal jazz

agenda | clã


A comemorar 15 anos de carreira, os Clã estão de regresso aos originais com um novo álbum, “Cintura”, sendo este o trabalho que vão apresentar, ao vivo, no Grande Auditório do TMG (Teatro Munincipal da Guarda), no próximo Sábado, dia 20 de Outubro, às 21h30.

agenda | budhi

19 Outubro - 23h00
Fundão - Bar Moagem Lounge

videoclip | "tenho uma arma" - pedro abrunhosa


Já disponível no portal Sapo ( e em pouco tempo em www.abrunhosa.com ) está o novo videoclip de Pedro Abrunhosa, de nome "Tenho uma Arma". É o segundo single do novo àlbum "Luz".

Sete câmaras, entre móveis e fixas, uma grua e uma microcâmara instalada no microfone de Pedro Abrunhosa foram utilizadas pela produtora SubFilmes, que já tinha assinado a realização do video "Quem Me Leva Os Meus Fantasmas".

João Pedro Moreira é o realizador do videoclip, gravado ao vivo em Setembro, no encerramento das Festas de Corroios, num concerto a que assistiram milhares de fãs da banda.

moonspell | under satanae


Já nas lojas desde ontem, "Under Satanae", o nome que deram à regravação do lendário "Under the Moonspell" (1994) e da primeira demo da banda, os Monnspell anunciam o regresso a Lisboa para um concerto muito especial, dia 31 de Outubro, no Coliseu de Lisboa.

Celebrando o Halloween, a banda portuguesa dará um espectáculo único que, para além de percorrer os clássicos, interpretará na integra o alinhamento de "Under Satanae" - Halla alle halla al rabka halla (Praeludium/Incantatum Solistitium), Tenebrarum Oratorium (Andamento I/Erudit Compendyum), Interludium/Incantatum Oequinoctum, Tenebrarum Oratorium (Andamento II/Erotic Compendyum), Opus Diabolicum (Andamento III/Instrumental Compendyum), Chorai Lusitânia! (Epilogus/Incantatam Maresia), Goat on Fire, Ancient Winter Goddess, Wolves From The Fog, Serpent Angel.

"Under Satanae" foi gravado nos Antfarm Studios na Dinamarca com ajuda na produção de Tue Madsen (ligado a bandas como The Haunted, Dark Tranquility ou Rob Halford).

Depois de se tornarem na primeira banda de Metal portuguesa a entrar directamente para o primeiro lugar do top de vendas e a conquistar um galardão de Ouro, os Moonspell pretendem agora fazer história no Coliseu de Lisboa.

Na primeira parte estarão os lendários Root, a banda checa liderada por Jiri Boss Valter (fundador da "Church of Satan" na extinta Checoslováquia).

Depois da actuação dos Moonspell a festa continua noite dentro no bardo Coliseu onde, para além do DJ Set do colectivo Vanity Sessions ao som do melhor Metal e Gótico, os fãs vão poder conhecer os Moonspell num Meet&Greet do outro mundo!

Sessão de autografos
Fnac Stª Catarina - dia 17 de Outubro às 18h30