SBSR | Bloc Party: A 1ª revelação da noite
E cá estamos nós perante o concerto mais emotivo da noite (até agora)! Kele Okereke deixou a posição bem marcada no nosso território, quer por parte dos fãs, quer por parte dele, dirigindo-se ao público e proferindo sobre actuar em Portugal... «always a pleasure».
Os Bloc Party começaram a todo o gás e vão alternando entre músicas da estreia de «Silent Alarm» e o mais recente «A Weekend In The City». O público reage com entusiasmo, naquele que será certamente o concerto mais participado da noite - mas, ainda assim, com um número de pessoas abaixo do que seria esperado (atendendo à enchente do 1º Acto).
Na sua segunda passagem por Portugal este ano, os Bloc Party convenceram. Apesar de alguns momentos de menor efusividade, em geral correspondentes aos temas do segundo álbum, A Weekend In The City, a banda mostrou argumentos: um baixo que sobrevoa a plateia e se aloja, palpitante, nas gargantas; as guitarras estereofoliantes de Russell Lissack e Kele Okereke.
Em alta tensão («Positive Tension»), com euforia («Banquet»), descontracção («This Modern Love») ou simplesmente fabuloso, Kele Okereke é o rei desta «Bock Party», como lhe chamou a certa altura. A banda pratica o rock único, limpo, apertadinho e consideravelmente eficaz para eventos desta índole: grande dimensão, espírito festivo, como seria de esperar do Super Bock Super Rock.
«The Prayer», do registo mais recente da banda, A Weekend in the City, soa quase ao rock cerebral de uns TV On The Radio; «So Here We Are», do primeiro (Silent Alarm), é um belo momento de partilha. Mas é a Kele que cabe conduzir o concerto ao seu rumo certo - o do sucesso. Depois de uma paragem abrupta, após inspirada interpretação de «Like Eating Glass», os Bloc Party regressaram ao palco - e aos braços dos fãs. Durante a explosiva «She's Hearing Voices», Kele juntou-se aos fãs que, na primeira fila, imploravam a «setlist» do concerto.
«Pioneers» decorre e «Helicopter», das mais espetaculares faixas da banda até à altura, deu a descolagem final sem parar de rodar as hélices. O vento fez com que os fãs não parassem de mexer de euforia e os Bloc Party saem, com mais um grande espectáculo dado.
Arcade Fire também têm lugar aqui no nosso site, esteja atento!
(Texto de David Akired)