12.6.07

Orangotang | Propaganda


Exploring...: Anger

No 13ª Arte há lugar para tudo! Já passámos pelo Rock n' Roll, pelo Pop, pelo Folk, Punk Rock, Death Metal e agora voltamos ao Metal, desta vez ao metal sem prefixos ou sufixos, e sim, este também é de Portugal. Os Anger são o exemplo de que em Portugal também se faz bom Metal.

Os Anger formam-se no final de 1994, na cidade de Aveiro. Pedro Pereira na voz e guitarra, Lino Vinagre na guitarra, Tó Viegas no baixo e Afonso Corte-Real na bateria.
O concerto de estreia aconteceu no Verão de 1995, mas foi na segunda actuação, em Outubro desse ano, no já mítico Johnny Guitar, em Lisboa, que se tornou visível que para além da competência técnica, da energia e da qualidade da música, o quarteto aveirense tinha também a protecção dos deuses: depois de assistir à sua prestação, o A&R da NorteSul mostra-se interessado na banda!

É o início de um processo negocial que culmina com a contratação do grupo. O primeiro álbum, homónimo, é editado pelo selo da Valentim de Carvalho em Julho de 1997, antecedido pelo single 'Low Life', mas antes os Anger apanham o seu primeiro banho de multidão com uma actuação na Queima das Fitas de Coimbra.

Nesse mês de Julho, consumada a substituição de Tó Viegas por Ricardo Melo, inicia-se também a tournée de promoção ao disco - a 'Anger Tour' - que os levaria a actuar, entre outros, no Festival Imperial ao Vivo (em abertura de Scorpions e Megadeth), no palco Blitz do Festival Sudoeste, no Festival de Paredes de Coura (com os One Minute Silence), no Festival Rock In Ria ou na primeira parte dos Megadeth no Pavilhão Dramático de Cascais, e que termina com a participação na data portuguesa da tournée europeia dos Clawfinger, a convite dos próprios (e que integrava igualmente os seus já conhecidos O.M.S.), no Via Rápida, no Porto.
Desta 'Anger Tour', o encontro com os One Minute Silence no Festival de Paredes de Coura viria a revelar-se providencial: não só os deu a conhecer aos Clawfinger como lhes abriu as portas para uma primeira tournée europeia, com os norte-americanos D.R.I.. Assim, nos primeiros meses de 1998, os Anger andam a mostrar a sua arte em países como a Holanda, a Bélgica, a França, a Suiça, a Alemanha, a Austria, a Hungria, a Eslovénia, a Itália e a Espanha.
De regresso a Portugal e ainda em 1998, para terminar a promoção de 'Anger', dão 3 espectáculos com os Breed77, actuam na Expo98 e reencontram os seus amigos Clawfinger, em Mira. Mas estava na altura de um novo álbum...

Em Novembro de 1998 os Anger começam a trabalhar no que viria a ser o seu segundo disco, 'Y2K', editado novamente pela NorteSul. Mas antes da edição houve ainda tempo para uma tournée nacional com os Tarântula e para uma segunda tournée europeia, agora como cabeças de cartaz, com os holandeses Vanity Fair, que os levaria, desta vez, a Espanha, Bélgica, Holanda e Alemanha.

Antecedido pelo single 'Look Sharp', o álbum 'Y2K' é finalmente editado em Maio de 1999. Reforçados com a entrada de Luís Silva para os teclados, os Anger iniciam a tournée de promoção ao disco e, até final de 1999, passam, entre outros, pelos palcos do Hard-Club e do Paradise-Garage, pelos Festivais Super Bock Super Rock, T99 (com Metallica e Monster Magnet), Sudoeste ou Hard Fest e abrem para os Megadeth no Coliseu do Porto. O ano é finalmente encerrado com um novo concerto no Hard-Club, em Dezembro.
Em 2000 continuam com os concertos em Portugal, tendo actuado nas Semanas Académicas de Viseu, Aveiro, Portalegre, Guarda e Vila Real e nos Festivais de Vilar de Mouros e de Aveiro, onde se voltariam a cruzar com os Breed77 bem como com os Leadfoot. Entretanto a NorteSul, com quem tinham assinado para 4 álbuns, tem graves problemas financeiros e, em Fevereiro de 2001, grupo e editora decidem a rescisão amigável do contrato que os une. Em Abril desse ano os Anger participam com o tema 'If You Close Your Eyes' para o disco de tributo aos Tarântula, tendo igualmente participado no concerto de homenagem que no Outono juntaria várias bandas no palco do Hard-Club. Mas antes, em Junho, abriam para os Soulfly na Praça Sony, em Lisboa.
Em 2002 os Anger começam seriamente a pensar que está na altura de sair um novo disco. Alternando actuações ao vivo (Semana do Enterro em Aveiro, Festival Hard Fest, Hard-Club, novamente com os Breed77...) com trabalho de estúdio, o grupo elabora uma maqueta com o novo álbum. Com base nessa gravação, já no início de 2003, a editora Cobra interessa-se pela edição do disco e assina os Anger. Gravado em Maio e Junho de 2003 no Area51 Studio, em Hanover, na Alemanha, com Tommy Newton, conhecido pelo seu trabalho com os Guano Apes, 'The Bliss' é editado no fim de Setembro, antecedido pelo single 'Say (What You Wanna)'.

MySpace: http://www.myspace.com/angermusic