blitz #16 | sexta-feira nas bancas
A edição de Outubro da BLITZ traz os Metallica na capa – e a capa é, também ela, literalmente metálica (algo que só poderá testemunhar in loco ). Não é para menos: neste número damos a conhecer a história mais completa e impunemente escatológica da maior banda de heavy metal do mundo.
|
A proverbial trilogia sexo, drogas e heavy rock abundantemente regada a álcool, com James Hetfield e Lars Ulrich nos principais papéis e um rol de secundários que inclui o antigo baixista Cliff Burton, um treinador pessoal obstinado e uma cadela com pouca sorte.
A não perder ainda: tudo sobre o DVD mais desaustinado de sempre, a recordação de todos os concertos dos Metallica em Portugal, novidades acerca do próximo disco e depoimentos de fãs muito especiais. Uma pista: há um membro dos Humanos que adora o álbum Kill ‘Em All .
A BLITZ oferece, inteiramente grátis, um vinilo exclusivo de Tiago Bettencourt, o antigo vocalista dos Toranja que agora se estreia a solo. Este disco não conhecerá edição comercial e só pode ser adquirido na compra da revista BLITZ. Trata-se de uma autêntica peça de coleccionador.
Outra oferta da BLITZ de Outubro é o derradeiro número da colecção BLITZ Aprova, desta feita com os Beatles na capa e um olhar pormenorizado sobre os discos editados entre 1965 e 1969.
Com um álbum, La Radiolina , acabadinho de lançar, Manu Chao explica o porquê de passar a vida a viajar e confessa-se amigo de Diego Armando Maradona. Ele diz que vai gravar um disco em português.
Control , a biopic de Ian Curtis, vocalista dos Joy Division, tem estreia britânica marcada para o início de Outubro (Portugal só em Novembro). O realizador, o afamado Anton Corbijn (realizador de telediscos de Depeche Mode e U2, por exemplo), falou com João Antunes sobre a figura efémera de Ian Curtis e de como este filme lhe tenta fazer justiça.
O senhor rock sónico, Thurston Moore, ensaia um apurado balanço de carreira em formato de entrevista. André Gomes falou com o guitarrista dos Sonic Youth sobre todas as curvas e contra-curvas da carreira da banda – e o álbum a solo de Thurston Moore não foi esquecido. Passamos ainda em revista a reedição de Daydream Nation . Palavra de nova-iorquino: os Sonic Youth nunca vão acabar.
Outro realizador de renome, Julien Temple (o homem de The Great Rock’n’Roll Swindle e The Filth and the Fury , sobre os Sex Pistols), recorda a figura do amigo Joe Strummer, nada menos que o vocalista e guitarrista dos Clash. Temple conta como cresceu, ao longo dos tempos, a sua relação com Strummer – depois de alguma animosidade inicial – e fala da forma como o líder dos Clash se relacionava com o mundo circundante. Da infância ao fim da sua vida, em 2002. O pretexto é The Future Is Unwritten , documentário realizado por Julien Temple e disponível em DVD desde meados de Setembro.
O espaço Retrovisor é consagrado a Bob Marley, quando passam trinta anos sobre a edição de Exodus , provavelmente o disco reggae mais importante de sempre. O nome mais consensual do reggae é visto à lupa pela jornalista e escritora Vivien Goldman, que viveu de perto a convulsão que envolve este autêntico «acto de alquimia».
Na BLITZ #16 poderá ler entrevistas com os New York Dolls e os novos meninos queridos do rock independente com coração: The National. Os primeiros contam como era usar maquilhagem nos anos 70; os segundos revelam-se abismados com as reacções apaixonadas à sua música.
Em discurso directo, ou seja, em P&R: David Fonseca, Clã e David Sylvian. O estatuto de Quase Famosos assenta como uma luva a New Young Pony Club e One Love Family
Na secção Dance Dance Dance, não perca as entrevistas com Simian Mobile Disco e Armand Van Helden e a crítica ao novo disco dos Underworld.
O Guia de Outubro destaca discos de Bob Dylan, Foo Fighters e Ben Harper e o DVD Popmart – Live From Mexico City , dos U2. Outras excitantes rodelas de plástico: 50 Cent, The Coral, Richard Hawley, Kanye West, Kate Nash, Garbage, Animal Collective, Múm, Electrelane e M.I.A. (discos) e Wolfmother (DVD). No capítulo «ao vivo», holofotes sobre a noite dos Massive Attack no Coliseu de Lisboa.
E mais, muito mais na BLITZ que amanhã encontrará nas bancas.