blitz #17 | sexta-feira nas bancas
E nada melhor para celebrar o post nº500 do 13ª arte do que esta bela notícia...
Aquele que é, para muitos, o melhor combinado de rock'n'roll de todos os tempos chega à capa da BLITZ. A história toda dos Led Zeppelin, dos primórdios nos New Yardbirds à morte de John Bonham; da incorporação de Robert Plant (que ganhou o lugar a nomes como Donovan e Steve Marriott) ao circo rock’n’roll na América, com geishas «impróprias para consumo» e muita coisa a passar-se debaixo da mesa. Rock sem estribeiras, pancadaria a rodos, bizarros actos de bruxaria e a estranha relação entre um peixe e uma rapariga de ocasião. A não perder.
|
Viajamos no tempo e aterramos a 26 de Novembro de 2007, data em que os Led Zeppelin sobreviventes (e o filho de John Bonham) se reunirão em Londres para um concerto que se prevê único e irrepetível. Mais de 25 milhões de pessoas tentaram obter um bilhete para o evento – «apenas» 20 mil fãs conseguiram-no. Procuramos também a descendência dos Led Zeppelin, atestável em bandas como Wolfmother e White Stripes. Sabia que Freddie Mercury era fã de Robert Plant e companhia?
A BLITZ enumera ainda uma lista de factos importantes sobre os Led Zeppelin – ou, por outras palavras, tudo o sempre quis saber sobre a banda que já vendeu 300 milhões de discos em todo o mundo. Quantos vodcas-duplos terá bebido John Bonham na manhã do dia em que morreu? Como se isto não bastasse, dedicamos a secção Discoteca Ideal à banda de «Black Dog».
Control , o filme biográfico de Ian Curtis – vocalista dos Joy Division falecido em 1980 –, estreia a 15 de Novembro nas salas portuguesas. Ainda mal refeitos do choque de ver retratado o antigo companheiro numa tela de cinema, os Joy Division sobreviventes (isto é, os New Order) recordam o amigo Ian. Bernard Sumner, Peter Hook e Stephen Morris discursam livremente sobre a figura de Ian Curtis, os seus demónios e o seu inacessível mundo interior. João Antunes falou com o actor Sam Riley – isto é, o Ian Curtis de Control - sobre como foi encarnar uma estrela rock no cinema. E nós desvendamos a ponta do véu do filme de que todos falam.
Também «amigos» do cinema, Sean Penn – o actor e realizador norte-americano – e Eddie Vedder – o vocalista de sempre dos Pearl Jam – falam da sua vida em comum. Os dois trabalharam em conjunto em O Lado Selvagem : o primeiro realizou o filme, o segundo deu-lhe música. Uma conversa informal com dois desalinhados.
A iniciativa foi um sucesso: pedimos aos leitores que encostassem David Fonseca à parede e o número de perguntas foi tão avassalador que fomos forçados a escolher «apenas» 40. O ex-Silence 4 e autor de Dreams In Colour – álbum que já chegou ao primeiro lugar do top nacional – responde a tudo. O que é que José Mourinho tem em comum com o Dartacão?
No espaço Retrovisor, apagamos as 40 velas do «álbum da banana». Rui Miguel Abreu entra nos bastidores de um dos discos de estreia mais venerados de sempre. Eles, os Velvet Underground, faziam a música, Andy Warhol deu-lhes a banana e impingiu-lhes Nico. Deste «cadáver esquisito» nasceu Velvet Underground & Nico , o álbum sobre o qual se diz ter sido responsável pela formação de um sem-número de bandas.
Os Dinosaur Jr são os reis do indie-rock mas recusam a coroa. A BLITZ falou com Lou Barlow sobre o regresso dos autores de «Freak Scene» e – imagine-se – acabou a conversar sobre gatos.
Em P&R, a BLITZ de Novembro conta Kanye West, M.I.A. e António Sérgio (o «lobo» da rádio). Peter, Bjorn & John e The Go! Team são Quase Famosos de respeito.
Os Radiohead trocaram as voltas à indústria discográfica e lançaram In Rainbows , a troco do que se quiser dar, na internet. Contamos tudo sobre a manobra mais inesperada do ano, num assunto que não se esgota – evidentemente – nesta edição da BLITZ. Afinal, os Radiohead estão vivos e recomendam-se.
A secção Dance Dance Dance abre a pista para os Modeselektor, um dos nomes mais afamados da temporada – aqui em sumarenta entrevista. Destaque ainda para discos de Quantic Soul Orchestra, Lindstrom & Prins Thomas e Cool Train Crew.
No Guia, holfotes sobre o novo DVD dos Rolling Stones - são quatro discos com o retrato da digressão de A Bigger Bang , com passagem obrigatória pelo Rio de Janeiro, onde a banda tocou para 1 milhão e meio de pessoas. Passamos ainda em revista os novos lançamentos discográficos de Radiohead, Devendra Banhart e David Fonseca. Mas há mais: Bruce Springsteen, Peste & Sida, Eddie Vedder, Clã, Art Brut, The Cult, Xaile, Joni Mitchell, Maria Rita, Robert Wyatt, entre outros.
Os britânicos Police e o brasileiro Caetano Veloso ficaram bem na fotografia na secção Ao Vivo.
Motivos de sobra deitar mãos à BLITZ #17, nas bancas na próxima Sexta-Feira, dia 26.