blitz #15 | hoje nas bancas
De banda punk enjeitada a dominadora de multidões, a história da ascensão dos Police ao topo do mundo, vista pelos seus protagonistas. Sting, Andy Summers e Stewart Copeland em fogo cruzado, a discorrer sobre todas as porradas e sacanices do passado, ao longo de 14 páginas imperdíveis. E agora que quase todas as mágoas foram deixadas para trás, os Police regressam a Portugal, vinte e sete anos depois. Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés, esteve no Estádio do Restelo, em 1980, e conta como foi.
Há mais razões para não perder a edição de Setembro da BLITZ. A BLITZ e o iTunes oferecem-lhe 4 downloads de músicas de Frank Black (um tema exclusivo não disponível em CD), The Pipettes, Sam The Kid e Peter Bjorn and John (esses mesmos, os autores da música do assobio). Basta para isso seguir as instruções contidas na página 24 e descarregar a seu bel-prazer.
A louca história dos Sex Pistols e do álbum punk por excelência - Never Mind The Bollocks - é recordada pelos seus actores principais. 30 anos depois, é uma aventura que só lida. O caos e a anarquia são apenas uma face da moeda.
Em 1987, os Smiths diziam adeus. Fechava-se também o capítulo do indie britânico dos anos 80. Vinte anos depois, passamos em revista as cenas de um «casamento» que muitos julgavam perfeito, a partir do momento em que tudo começou a correr mal entre Johnny Marr e Morrissey. Provavelmente o artigo mais esclarecedor sobre as razões do divórcio dos autores de «There Is a Light That Never Goes Out».
No mesmo ano, os Delfins lançavam o seu primeiro álbum. A banda de Cascais ainda está no activo, tem disco novo nas lojas (Delfins , apenas) e está aí para o que der e vier. Miguel Ângelo fala das glórias e fracassos do passado.
Verdadeiro homem do norte, Pedro Abrunhosa revela-se inconformado com o estado de coisas. O músico do Porto - que editou recentemente Luz - diz que já não consegue andar sossegado na rua e que só a música interessa (desde que tenha mais do que três acordes). Uma entrevista de língua afiada.
A não perder ainda entrevistas com The Gossip e Arctic Monkeys. Lia Pereira falou com dois dos grandes nomes do momento: Beth Ditto não teve papas na língua; Alex Turner só queria enterrar a língua num sorvete.
Um dos «vencedores» do último Festival Sudoeste, Damian Marley, responde às nossas perguntas. Em P&R, Slash, o mítico guitarrista dos Guns N'Roses - agora nos Velvet Revolver - mostra que ainda é um rebelde.
The Sounds, Fridge e The Pipettes são os nossos Quase Famosos de Setembro. Explicamos também tim-tim por tim-tim o porquê de os discos de vinilo estarem de volta. Novas edições nacionais (e não só) em rodela preta mostram que o formato que muitos julgavam defunto pode estar mais vivo que o CD.
Em Dance Dance Dance, a pista enche ao som dos Dezperados. A dupla de DJs que não quer dar a cara garante que a euforia está bem longe do fim.
No Guia de Setembro, destacamos novos álbuns de Prince, PJ Harvey e Velvet Revolver. Mas há mais: Happy Mondays, The Go! Team, Architecture In Helsinki, Super Furry Animals, Josh Rouse, The Thrills, Biffy Clyro, Shellac, Thurston Moore, Liars, Rihanna, Manu Chao e Kula Shaker, entre outros.
Tudo boas razões para não deixar esgotar a BLITZ de Setembro, Sexta-feira (31 de Agosto) nas bancas.
Sem comentários:
Enviar um comentário