agenda | high flying bird
Biografia
High Flying Bird é um projecto musical de Bruno Lopes. Músico nascido em Lisboa no ano de 1978 mudando pouco tempo depois para a cidade de Barcelos, localidade situada no norte do Portugal.
Desde de cedo se começou a interessar pelas artes, principalmente literatura e música tendo como principais mentores os poetas da Beat Generation como por exemplo, Jack Kerouac, Willian Burroughs e Allen Ginsberg; os poetas Rimbaud e Walt Whitman e o escritor Hemingway.
Estas fortes influências literárias acompanharam as musicais ao mesmo nível:
Neil Young, Joni Mitchel, Bob Dylan, Tim Buckley, Tim Hardin, Jonh Martyn e outros artistas na área do folk, Rock e Blues.
Por volta de 1995 forma os "The Pisces", grupo esse que grava dois trabalhos, "Oceans" editado em 1998 e "Inner Truth"editado em 2001. A banda permite a Bruno Lopes o primeiro contacto com o meio musical português.
Em 2002 lança na internet através da página oficial da banda, doze poemas intitulados "Escritos", poemas e textos em português que poderão ser lidos nesta webpage.
Em 2003 surge a vontade de fazer música cuja mensagem fosse mais directa e livre, decidindo por regressar às origens. O sentimento de liberdade, de criar música mais espontânea levam a criar então o projecto High Flying Bird.
O nome tem a sua origem numa velha canção folk norte americana, que falava da segregação racial nos E.U.A. na década de 50 e 60.
A música criada pelo projecto é uma mistura simples de voz, poesia, guitarra, harmónica.
Em meados de 2003 lança o ep "Songs of Freedom", gravado no Oops! Studio num só dia, apenas voz e guitarra. O ep permite realizar actuações pelos mais variados palcos do país conseguindo obter alguma atenção dos meios de comunicação. Tendo sido um acontecimento totalmente inesperado mas que foi encarado com algum nervosismo visto que havia algumas arestas a limar.
Em Fevereiro de 2004 grava o ep "Autumn" no Pink Moon Studio com uma produção também limitada mas com as ideias já definidas do que queria para o projecto a nível de estúdio. Tendo introduzido novos instrumentos como a sitar, sintetizadores e piano nas misturas finais.
Estes dois eps permitem que High Flying Bird realize em 2004 cerca de 22 concertos por todo o país a promover dois eps que não se encontravam à venda nas lojas (visto tratar-se de edições de autor), devido ao desinteresse das editoras discográficas. O interesse do público pelas actuações ao vivo e as 500 cópias esgotadas provocam de certa maneira um saldo positivo.
Em Março de 2005 é editado o trabalho, "Backyard Desert ", desta vez com a produção de Paulo Miranda do AMP Studio. Um trabalho mais elaborado e com alguns elementos novos no universo de High Flying Bird, como a precursão e loops electrónicos. A digressão de promoção do trabalho percorreu o país durante o ano de 2006.
High Flying Bird regressa com um novo cd "Escritos", gravado no Amp Studio em Viana do Castelo pelo produtor Paulo Miranda e lançado pela editora Medusa Records.
Depois dos EPs Songs of Freedom (2003), Autumn (2004), Backyard Desert (2005 ), Escritos (2007) é o primeiro álbum de High Flying Bird.
Um álbum simples e directo, gravado de uma forma rápida e espontânea onde cada hesitação, cada mudança de volume e cada frase cantada ressoa a um momento privado.
È um disco onde é assumida de uma forma cuidada e pela primeira vez, canções em português.
Estes temas surgiram sob a forma de poemas, que tomaram a forma de canções.
O português, porque simplesmente houve a vontade de passar a mensagem a um público mais vasto, sentir a força de cada palavra para assim estabelecer uma forma mais eficaz de comunicação
O site do projecto encontra-se de cara lavada, uma nova estética, onde poderão como habitual adquirir a discografia do projecto, ouvir e fazer download de algumas canções, visualizar fotos, letras, poemas, datas de concertos, etc.
Para mais informações recomenda-se a visita ao site oficial:
Próximos Concertos:
- 22 de Setembro na Sala de Ensaios em Cervães, Vila Verde pelas 23h00
- 28 de Setembro no Teatro-Circo Café em Braga, 23h00
- 29 de Setembro no Mercado-Negro em Aveiro, 23h00
- 05 de Outubro no Teatro-Circo Café em Braga, 23h00
- 12 de Outubro no Teatro-Circo Café em Braga, 23h00
- 19 de Outubro no Teatro-Circo Café em Braga, 23h00
- 26 de Outubro no Teatro-Circo Café em Braga, 23h00
Sem comentários:
Enviar um comentário