1.10.07

mata ratos | apresentação do novo cd


O ano de 2007 marca o regresso aos discos dos lendários Mata Ratos. Formados em 1982, a banda comemora este ano 25 anos anos de carreira com um novo album de originais intitulado - sarcásticamente - de "Novos Hinos Para Mocidade Portuguesa".

Miguel Newton é o resistente de uma banda que na última década sobreviveu a mudanças de formação, polémicas e rejeição por parte dos media mais mainstream. Nada disto os inquietou....a resposta da banda a todas as peripécias e histórias mal contadas dos anos 80/90, foi uma incrível prova de sobrevivência criativa, quer em discos quer concertos . E é nos seus concertos (retratado exemplarmente em 2005, quando a banda editou o seu primeiro album gravado ao vivo, de nome "Festa Tribal") que nos apercebemos da verdadeiramente dimensão da banda e a sua base fiél de seguidores; uma interessante tribo proveniente de diferentes castas sociológicas, transformam cada concerto dos Mata Ratos uma festa, uma celebração única.

Em 2007 o desafio era diferente, os 25 anos de carreira impunham um album de originais. Miguel Newton (voz), Arlock Dias (Guitarra), Francisco Esteves (Baixo) e Ricardo Vieira (Bateria) não fizeram para menos: optaram por gravar este album num dos melhores estúdios nacionais (Black Sheep) com a supervisão e produção de Makoto Yagyui (If Lucy Fell). Mas as surpresas não se ficaram por aqui: a inclusão de instrumentos pouco habituais (!) no som Street-Punk da banda e um convidado de peso: Jorge Bruto dos Capitão Fantasma. Ao todo são13 temas, com uma qualidade sonora como nunca antes tinhamos ouvido num album de Mata Ratos. Coros fortíssimos, sing-a-long e músicas destinadas a serem clássicos instantâneos. Nos comandos da concepção gráfica de "Novos Hinos Para a Mocidade Portuguesa" esteve Alexandre Bacala que com os seus dotes transformam este Digipack numa peça de colecção.

O album chega às lojas dia 29 de Outubro´07 e será antecedido de uma festa de apresentação em Lisboa/Corroios: dia 27 de Outubro. A festa é garantida!

Sem comentários: