7.10.07

mc ruze edita novo cd

0_l Pioneiro na cidade de Coimbra, Mc Ruze despertou para o hiphop em meados dos anos 90. Começou por alguns passos de break mas depressa descobriu vontade de expressar os seus pensamentos através da rima, tornando-se mc. Por intermédio do b-boy Silk conheceu o Albino e o Mc Down, com quem formou o seu primeiro grupo, "Da Killander Ghetto". Pouco tempo depois conheceu ainda o Dj Loskar, português residente no Luxemburgo, que o convidou para participar na sua segunda mixtape.

Foi um percurso árduo, marcado por uma luta constante, dia após dia, para sustentar e manter vivo o movimento numa cidade que nunca teve qualquer ligação com o hiphop. Distribuindo os seus trabalhos pelas ruas da cidade, Mc Ruze continuou sempre, a solo ou acompanhado. Dos seus múltiplos projectos destaca-se o grupo que formou com o Séneca e o Osvaldo, a "Wizdem Squad" em conjunto com o Dj DaFlux (Wraygunn) e o colectivo "Caixa Forte".

Actualmente Mc Ruze é o cabecilha do movimento 239 ou Sbt2 e prepara-se para lançar o seu verdadeiro álbum de estreia a solo. Este álbum tem o nome "1440 minuto a minuto" e retrata um pouco da sua vida, apelando simultaneamente às pessoas para aproveitarem o dia ao máximo. Gravado no estúdio da Konpasso, este é um álbum único, constantemente marcado pelo humor e pela crítica. O elenco vai desde temas mais sérios como "O Mundo dos Graúdos" ou "Separados à Nascença" com MaBro, a temas mais descontraídos como "Missão Cumprida" com os M.A.C. e o DJ Loskar. Tendo Coimbra como pano de fundo, muitos são os convidados desta cidade, como é o caso dos elementos dos Sickscore/Urbisom Records e dos colegas de Sbt2: Bomberline, LS, Sasi e Gamp. A estes junta-se ainda a participação do Kooltuga na produção.

www.myspace.com/mcruze

Originária de Coimbra, a Mikizon Records surge com o intuito de preencher uma lacuna no hiphop da zona centro do país. Os objectivos desta editora vão desde a comercialização de música ao agenciamento de artistas e organização de eventos. Premiada num concurso de ideias, a Mikizon pretende não só apoiar novos projectos do hiphop nacional como também projectos mais antigos ainda não reconhecidos.

O nome Mikizon significa "o poder da palavra no mic", o que demonstra parte do conceito que serve de base à criação da editora. Para além do mcing, a Mikizon pretende direccionar-se para o djing, dada a falta de existência de iniciativas no nosso paìs relativamente a esta vertente.

O primeiro lançamento da editora já está em processamento e será o álbum de estreia do Mc Ruze. Este mc é um dos pioneiros do hiphop em Coimbra e um dos fundadores da editora, em parceria com o Dj LS. O álbum terá o nome "1440 minuto a minuto" e estará à venda a partir do final do mês de Outubro

www.abuzatoris/mikizon
www.myspace.com/mikizon

Sem comentários: